Segue a correção dos exercícios sobre o gênero CRÔNICA apresentados nas páginas 49 à 51:
1.
a) No jornal Folha de São Paulo.
b) No muro de uma rua por onde ele passa habitualmente.
c) Um grafite com uma declaração de amor.
2.
a) O grafiteiro, Julia Fusco e o narrador.
b) De madrugada, no caminho para o metrô, após um encontro do grafirteiro com a amada.
3. É narrador-personagem, pois ele participa da história, como vemos pelo emprego de verbos e pronomes em 1a. pessoa: "passo diante do muro e fico pensando" e "caso ela resolva me processar".
4.
a) A localização do muro (Vila madalena - bairro de São Paulo), a citação do nome e sobrenome da pessoa homenageada, a possibilidade de o cronista ser processado por ela.
b) A palavra (agradabilíssima) e a imagem (tucano-pinguim).
c) Divertir os leitores e levá-los a refletir criticamente sobre a vida e dos comportamentos humanos.
5.
a) A pequena durabilidade das crônicas (efemeridade).
b) A crônica. Publicada em um jonral diário, ela seria descatada, mas ao ser reproduzida em um livro continua tendo novos leitores. Já o muro, em algum momento, poderá ser demolido, pintado ou, simplesmente, desgastar-se com tempo.
6.
a) Não.
b) De forma pessoa e subjetiva, com bse em suposições que o cronista faz a partir de um fato real.
c) Está mais próxima de textos literários.
d) Uma variedade de acordo com a norma-padrão. Contudo, ela apresenta certa informalidade ou coloquaialidade (linguagem oral), que cria uma aproximação com o leitor. Exemplo: 5º parágrafo "tá certo, mas, se ficarmos muito engraçado, acabamos perdendo a graça".
Principais características da crônica
Finalidade
do gênero: divertir os leitores e/ou refletir criticamente sobre a
vida e os comportamentos humanos.
Perfil do
interlocutores: Locutor = escritor (cronista); destinatário = leitores do jornal ou o público em geral.
Suporte/Veículo:
jornal, revista, livro, sites da
internet.
Tema: Assuntos do cotidiano ou do noticiário jornalístico.
Estrutura: Texto
curto, com poucas personagens, que se inicia com um fato principal; apresenta
tempo e espaço reduzidos.
Linguagem:
Pessoal, subjetiva, artística, geralmente de acordo com a norma culta.
Bons estudos!!!
A proposta é incentivar a ler é colocar livros de linguagem mais fácil e que chamem a atenção dos jovens- Pedro Coutinho e Thiago Roberto
ResponderExcluirObrigado me ajudou muito..
ResponderExcluir