Olá, minha gente!
Segue uma revisão dos conteúdos previstos para a prova.
Desejo a todos bons estudos e uma excelente avaliação!
Profa. Regina
I) Para chamar a atenção do público;
a) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum. O policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
c) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome. Ocorre o grande número de desistências.
a) Acho que os senhores pensam que, em nossa diretoria, metade dos diretores trabalha e a outra metade nada faz. Na verdade, cavalheiros, acontece justamente o contrário.
b) Nós não temos censura. O que temos é uma limitação do que os jornais podem publicar.
c) Eu não estava mentindo. Disse,sim, coisas que mais tarde se viu que eram inverídicas.
Segue uma revisão dos conteúdos previstos para a prova.
Desejo a todos bons estudos e uma excelente avaliação!
Profa. Regina
REVISANDO
São cartas argumentativas:
- Carta aberta
- Carta de solicitação
- Carta de reclamação
As cartas argumentativas
consistem em um exercício de cidadania, pois o remetente faz uso do seu poder
de alertar, denunciar, solicitar ou reclamar.
Elas apresentam ARGUMENTOS que
pretendem convencer os interlocutores sobre o que é tratado.
CARTA ABERTA
Pode ser utilizada sempre
que as pessoas querem se organizar e expressar o que pensam, sentem e pretendem
quanto a situações coletivas.
Esse tipo de texto é
empregado como forma de protesto, de alerta, conscientização da população e até
como recurso para unir pessoas em torno de uma causa comum.
Estrutura da carta aberta:
- Não apresenta,
obrigatoriamente, local e data;
- Identifica o destinatário
e o remetente;
- Apresenta título que visa
chamar a atenção do público para o assunto e motivá-lo para a leitura do texto;
- O corpo do texto pode
conter críticas, reclamações, solicitações, alertas, além dos argumentos;
- Apresenta assinatura (pode
ser uma pessoa ou entidade representada por um nome ou logotipo)
Exemplo
CARTAS DE RECLAMAÇÃO E SOLICITAÇÃO
EXERCÍCIOS
1. Identifique a alternativa
correta sobre a carta aberta.
a) Apresenta o ponto de vista de seus autores sem chegar, no entanto, a
uma conclusão específica.
b) É um relato,
considerando que há transmissão de um posicionamento pessoal.
c) Sua finalidade é
esclarecer a população sobre um assunto de interesse coletivo.
d) Caracteriza-se essencialmente como um relatório de apresentação
de resultados obtidos pela apresentação de dados estatísticos.
e) Apresenta uma
narração no tempo presente de um fato cotidiano.
2. O que a carta
aberta apresenta de diferente da carta pessoal?
a) Remetente
b) Destinatário
c) Local e data
d) Título
e) Vocativo
3. Diferentemente da
carta pessoal, a carta aberta apresenta um título que indica a intenção da
carta. Por que isso ocorre? Identifique as afirmações corretas:
I) Para chamar a atenção do público;
II) Para agradar aos
leitores;
III) Para motivar o
público a fazer a leitura do texto;
IV) Para estimular a
participação da população;
V) Para apresentar o
assunto da carta.
4. A carta aberta é
um gênero bastante utilizado nas sociedades democráticas sempre que as pessoas
querem expressar o que pensam quanto a situações coletivas. Quais das
afirmações a seguir podem ser vista como objetivos da carta aberta?
I) Informar a população
sobre um assunto de interesse público;
II) Expressar o que
uma pessoa pensa e sente sobre as celebridades;
III) Entreter a
população;
IV) Convencer a
população da opinião defendida pelos remetentes.
5. Qual é o principal
aspecto que caracteriza a carta de reclamação:
a) Apresenta local e
data, indicando de onde vem a carta e quando foi escrita.
b) O destinatário é
alguém com poder de resolver o problema apontado pelo remetente.
c) Apresenta
vocativo, o que indica o destinatário do texto.
d) Utiliza o padrão
formal, cuja estrutura sempre tende a obedecer a alguns parâmetros, previamente
definidos.
e) Apresenta
despedida e assinatura para indicar o remetente.
6. As cartas
argumentativas de reclamação e de solicitação constituem um exercício de
cidadania?
a) Sim, pois todo
cidadão tem direito de reclamar.
b) Não, pois nem todo
cidadão tem razão ao reclamar.
c) Sim, já que se
trata do direito de algumas pessoas.
d) Sim, pois
reclamar, apontar soluções, solicitar a resolução de problemas é direito de qualquer cidadão.
e) Não, pois cada um
que cuide dos seus problemas.
7. A seguir são
apresentados alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o
ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação adequada e compatível
usando, para isso, um dos elementos de coesão sugeridos: por isso, pois, enquanto.
a) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum. O policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
c) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome. Ocorre o grande número de desistências.
8. Identifique a incoerência
e reescreva a frase.
a) Acho que os senhores pensam que, em nossa diretoria, metade dos diretores trabalha e a outra metade nada faz. Na verdade, cavalheiros, acontece justamente o contrário.
b) Nós não temos censura. O que temos é uma limitação do que os jornais podem publicar.
c) Eu não estava mentindo. Disse,sim, coisas que mais tarde se viu que eram inverídicas.
GABARITO:
1. C
2. D
3. Estão corretas as
afirmações I, III e V.
4. Estão corretas as afirmações
I e IV.
5. B
6. D
7.
a) O trânsito em São
Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas, POIS fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
b) As pessoas
caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum ENQUANTO o policial continua folgadamente tomando o
seu café no bar.
c) Uma boa parte das
crianças mora muito longe, vai à escola, com fome, POR
ISSO, ocorre o grande número de desistências.
8. As respostas são sugestões para reformulação das frases para que
se tornem coerentes:
a) Acho que os senhores
pensam que, em nossa diretoria, metade dos diretores trabalha e a outra metade
nada faz. Na verdade, cavalheiros, todos
trabalham.
b) Nós não temos censura.
Não há uma limitação do que os jornais podem publicar.
c) Eu não estava mentindo.
Disse, sim, coisas que, mais tarde, viu-se
que eram verídicas.
Tia regina estamos com muitas saudades , você já está fazendo falta beijos Davi Brito e Laura Araújo 8° ano D
ResponderExcluirSaudades de vocês também!!! Aproveitem bem a revisão para estudar! Bjs!!!!
ResponderExcluirProfessora o gabarito da questão 5 não está errada?
ResponderExcluirObrigada, "Anônimo"! Realmente, o gabarito estava com erro e já consertei. um abração!
Excluirprofessora eu ainda estou com o filme cartas para deus vem pegar amanha a tarde bjs 8 ano f
ResponderExcluirOk, Bruna! Se você não me encontrar, pode deixar com o Luiz. bjs!
ExcluirQue legal!!!! Te encontrei por acaso. Amei seu blog, amiga. Bjs e muitas saudades. Retorne logo para Sampa!! Joelma
ResponderExcluirQue legal!!!! Te encontrei por acaso. Amei seu blog, amiga. Bjs e muitas saudades. Retorne logo para Sampa!! Joelma
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ResponderExcluirOlá! Poderia mandar mais exemplos de carta aberta?
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