Abaixo-assinado: correção das questões

Correção das questões sobre o gênero ABAIXO-ASSINADO

Páginas 117 a 120
1.
a) Do Greenpeace.
b) À presidente da república
c) Interrupção da construção de usina nuclear Angra III.
d) Sim, pois sendo presidente, Dilma Rousseff tem autoridade para interromper a obra.
e) De um grupo de pessoas.

2.
a) Sim, pois utilizou-se Excelentíssima (Exma.) e senhora que são adequados à situação respeitosa e cerimoniosa.
b) Os parágrafos de 1 a 6.
c) Porque circula pela internet e representa todos os brasileiros.
d) “Para Angra III”
 3.
a) O vazamento e a contaminação da usina nuclear japonesa em razão do terremoto de 2011; países que utilizam a energia nuclear já estão repensando seu uso.
b) A construção desse tipo de usina não compensa em razão dos custos (bilhões) e do pouso alcance de sua produção (apenas 2%). Além disso, a região escolhida é instável e populosa, o que dificulta a evacuação em caso de acidente.
c) Afirmando que o Brasil possui um dos maiores potenciais de energia limpa e segura do mundo e o que falta pode vir da energia solar ou eólica.
d) No último parágrafo “Não colocar a vida em risco” e “Apelo para que a senhora”.

4.
a) Variedade de acordo com a norma-padrão formal.
b) Adequado, pois não há intimidade entre os interlocutores.
c) Na 1ª pessoa. Exemplos: colocaremos, precisamos, apelo e minha
d) Presente do indicativo.

5.  
Finalidade do gênero: encaminhar uma reivindicação coletiva a uma autoridade.
Perfil dos interlocutores: Locutor = uma entidade ou grupo de pessoas; Destinatário = autoridades.
Suporte / veículo: papel e sites da internet.
Tema: reivindicações de interesse da população;
Estrutura: vocativo para identificar a quem se dirige o documentos, corpo do texto com a apresentação do problema e os argumentos, e fechamento com despedida, local e data, identificação e assinatura.
Linguagem: Norma padrão-formal da língua, pronomes de tratamento adequados aos destinatários, locutores em 1ª ou 3ª pessoa; tempo verbal é o presente do indicativo.


Comentários

  1. aulas no ipad

    sala: 8b
    nome:samuel roberto

    ResponderExcluir
  2. Professora,para melhorar nossas aulas sugiro que façamos redações sobre coisas interessantes e da atualidade como videogames,computadores,etc...Dando assim mais vontade ou incentivo para fazer a redação.Obrigado XD
    Colégio Geo Tambaú 8°ano B
    Aluno:Axel Ravanello

    ResponderExcluir
  3. minha sugestao e que nos podiamos ter mais aulas no laboratorio de ipads- Pedro Coutinho 8°B

    ResponderExcluir
  4. Professora,
    acho que pra melhorar sua aula você podia trazer alguns filmes que você ache bom !!
    André Farias 8ºA


    ResponderExcluir
  5. Filmes ou Músicas podem melhorar e tornar mais criativas as aulas.
    Rayssa de Sales - 8º F.

    ResponderExcluir
  6. Professora para melhorar as aulas podíamos fazer:
    apresentações, jogos, atividades em grupo , ir pro laboratório de iPad e de informática,atividades fora da escola , amigos secreto, amigo doce, parodias,fazer desafio.

    KAREN BRUNNA 8º F

    ResponderExcluir
  7. A aula deve ser dinâmica e produtiva, onde o aluno possa interagir com o professor, mostrando assim, as suas capacidades intelectuais e compartilhando o seu conhecimento de forma democrática.
    Aluno:Eduardo Rochael - 8ºC

    ResponderExcluir
  8. Professora Regina , poderíamos realizar atividades em grupo ,fazer parodias de musicas, trazer videos para aula.

    Luis Filipe R de Lima 8 ano F

    ResponderExcluir
  9. professora queria que nas suas aulas tivesse filmes,musicas e dinamicas tomara que goste de meu comentario
    ALUNA:KÉSSIA KARINA
    TURMA:8ºF

    ResponderExcluir
  10. para as aulas envolverem poesias,atividades em grupo,fazer redações sobre temas da atualidade
    Laura de Faria 8º D

    ResponderExcluir
  11. nas aulas deviam haver a possibilidade de assistir filmes.
    João Victor Chagas Melo 8 ano f

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário pode ajudar a melhorar as nossas aulas.