Correção das questões sobre o gênero ABAIXO-ASSINADO
Páginas 117
a 120
1.
a) Do Greenpeace.
b) À presidente da república
c) Interrupção da construção de usina
nuclear Angra III.
d) Sim, pois sendo presidente, Dilma
Rousseff tem autoridade para interromper a obra.
e) De um grupo de pessoas.
2.
a) Sim, pois utilizou-se Excelentíssima
(Exma.) e senhora que são adequados à situação respeitosa e cerimoniosa.
b) Os parágrafos de 1 a 6.
c)
Porque circula pela internet e representa todos os brasileiros.
d)
“Para Angra III”
3.
a)
O vazamento e a contaminação da usina nuclear japonesa em razão do terremoto de
2011; países que utilizam a energia nuclear já estão repensando seu uso.
b)
A construção desse tipo de usina não compensa em razão dos custos (bilhões) e
do pouso alcance de sua produção (apenas 2%). Além disso, a região escolhida é
instável e populosa, o que dificulta a evacuação em caso de acidente.
c) Afirmando que o Brasil possui um
dos maiores potenciais de energia limpa e segura do mundo e o que falta pode
vir da energia solar ou eólica.
d) No último parágrafo “Não colocar a
vida em risco” e “Apelo para que a senhora”.
4.
a) Variedade de acordo com a norma-padrão
formal.
b) Adequado, pois não há intimidade
entre os interlocutores.
c) Na 1ª pessoa. Exemplos:
colocaremos, precisamos, apelo e minha
d) Presente do indicativo.
5.
Finalidade do gênero: encaminhar uma reivindicação coletiva
a uma autoridade.
Perfil dos
interlocutores: Locutor =
uma entidade ou grupo de pessoas; Destinatário = autoridades.
Suporte / veículo: papel e sites da internet.
Tema: reivindicações de interesse da
população;
Estrutura: vocativo para identificar a quem se
dirige o documentos, corpo do texto com a apresentação do problema e os
argumentos, e fechamento com despedida, local e data, identificação e
assinatura.
Linguagem: Norma padrão-formal da língua,
pronomes de tratamento adequados aos destinatários, locutores em 1ª ou 3ª
pessoa; tempo verbal é o presente do indicativo.
aulas no ipad
ResponderExcluirsala: 8b
nome:samuel roberto
Professora,para melhorar nossas aulas sugiro que façamos redações sobre coisas interessantes e da atualidade como videogames,computadores,etc...Dando assim mais vontade ou incentivo para fazer a redação.Obrigado XD
ResponderExcluirColégio Geo Tambaú 8°ano B
Aluno:Axel Ravanello
minha sugestao e que nos podiamos ter mais aulas no laboratorio de ipads- Pedro Coutinho 8°B
ResponderExcluirProfessora,
ResponderExcluiracho que pra melhorar sua aula você podia trazer alguns filmes que você ache bom !!
André Farias 8ºA
Filmes ou Músicas podem melhorar e tornar mais criativas as aulas.
ResponderExcluirRayssa de Sales - 8º F.
Professora para melhorar as aulas podíamos fazer:
ResponderExcluirapresentações, jogos, atividades em grupo , ir pro laboratório de iPad e de informática,atividades fora da escola , amigos secreto, amigo doce, parodias,fazer desafio.
KAREN BRUNNA 8º F
A aula deve ser dinâmica e produtiva, onde o aluno possa interagir com o professor, mostrando assim, as suas capacidades intelectuais e compartilhando o seu conhecimento de forma democrática.
ResponderExcluirAluno:Eduardo Rochael - 8ºC
Professora Regina , poderíamos realizar atividades em grupo ,fazer parodias de musicas, trazer videos para aula.
ResponderExcluirLuis Filipe R de Lima 8 ano F
professora queria que nas suas aulas tivesse filmes,musicas e dinamicas tomara que goste de meu comentario
ResponderExcluirALUNA:KÉSSIA KARINA
TURMA:8ºF
para as aulas envolverem poesias,atividades em grupo,fazer redações sobre temas da atualidade
ResponderExcluirLaura de Faria 8º D
nas aulas deviam haver a possibilidade de assistir filmes.
ResponderExcluirJoão Victor Chagas Melo 8 ano f