Olá, gente boa!
Sobre esses gêneros podemos destacar: eles têm exatamente a mesma estrutura de uma carta pessoal, mas utilizam sempre uma linguem mais formal.
Quem escreve um carta de reclamação é alguém ou um grupo que se sentiu lesado, ou seja, prejudicado em alguma coisa. Nesse caso, além da reclamação, a carta também pode conter uma solicitação. Por exemplo: numa carta em que alguém reclama sobre uma cobrança indevida na conta de telefone, ela também solicita que a cobrança seja retirada da conta. Já quem escreve uma carta de solicitação sabe que o destinatário pode ou não atender à solicitação, já que se trata de uma situação em que não há o direito absoluto sobre o que está sendo pedido. Por exemplo: alunos resolvem escrever ao dono de uma loja de brinquedos solicitando uma doação para a gincana da escola que arrecadará os brinquedos para serem doados a criança pobres.
A seguir, segue a correção das questões propostas nas páginas 108 a 111 para que todos possam conferir suas respostas.
Carta
de solicitação - páginas 108 e 109
1. Local e data, vocativo (que identifica o destinatário), corpo do texto, despedida e assinatura.
2. a) Solicita providências para diminuir o trânsito na Rua Jair
dos Santos Meneghetti.
b) Poluição, barulho, perigo para as crianças, insegurança e má qualidade de vida.
c)
Lembram a promessa feita pelo atual prefeito em sua campanha política de
preservar a qualidade de vida.
3.
Baixo custo, facilidade e rapidez para implantar medidas, tranquilidade para os
moradores, integração do Departamento de trânsito com a população.
4.
a) Variedade da norma padrão.
b)
Maior formalidade.
c)
Presente do indicativo.
d)
Na 1ª pessoa do plural.
Carta
de reclamação páginas 109 a 111
1.Local e data,
vocativo (que identifica o destinatário), corpo do texto, a despedida e
assinatura.
2. O
autor da carta reclama de uma multa de trânsito.
3.
a) O receptor da mensagem acaba tendo mais simpatia e condescendência, pois
observa que há honestidade no autor.
b)
Trafegava atrás de um ônibus alto que o impedia a visão; o motorista do veículo
de trás acelerou e poderia bater em seu automóvel, caso ele parasse; e durante
mais de vinte anos, nunca foi multado.
4.
Caso o policial não tenha multado o ônibus, nem nem o carro que vinha atrás, então o guarda de trânsito também errou; logo, ele merece perdão.
5.
Variedade da norma padrão.
6.
Resposta pessoal
7.
Sim, pois os problemas apresentados envolvem outras pessoas. Reclamar, apontar
soluções, solicitar a resolução de problemas que envolvem a população ou parte
dela é direito e dever de todo cidadão.
8.
finalidade: apresentar uma
reclamação ou solicitação, utilizando argumentos persuasivos.
Perfil dos
interlocutores:
LOCUTOR: cidadãos em geral; DESTINATÁRIO: órgãos públicos, empresas,
autoridades.
Suporte / veículo: papel, sites da
internet.
Tema: problemas que dizem
respeito a uma pessoa, um grupo ou à população em geral.
Estrutura: local e data, vocativo, corpo do texto (que apresenta um ou mais argumentos), despedida e assinatura.
Linguagem: variedade de acordo
com a norma padrão; verbos em 1a. pessoa, no presente do indicativo.
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