Caros alunos,
Segue a correção das questões propostas nas páginas 96 a 100 sobre o debate regrado.
Segue a correção das questões propostas nas páginas 96 a 100 sobre o debate regrado.
1.
a) Professor William
Cereja.
b) Para garantir a
participação de todos igualmente.
c) Organizar o debate
estabelecendo tempo e regras, interferir na discussão, estimular os debatedores
e organizar as ideias já debatidas.
2.
a) Para ele, a
principal causa da violência são as diferenças sociais e argumenta que as
pessoas pobres praticam a violência para adquirir o que os ricos têm.
b) Ela concorda em parte. Ela disse: “Eu não
concordo muito”.
c) Porque parte do
argumento dela sustenta que todos sempre querem ter mais do que têm.
d) Ela concorda com
Rafael.
3.
a) Com Rafael e Sofia.
b) “Eu discordo
completamente do que o Rafael falou” e “Eu discordo de novo do que você falou,
Sofia”.
c) O de que a
violência não é praticada apenas pelos pobres.
4.
a) “Eu acho que você
mesmo falou...”
b) Para utilizar o
argumento de que pessoas drogadas precisam satisfazer o vício e, sendo ricas
elas não precisam recorrer à violência para conseguir drogas.
5.
a) De Amanda.
b) Uma argumentação
que procura conciliar as ideias de dois debatedores: Rafael e Roberson.
c) Sim, embora os
argumentos pareçam contraditórios.
6. "Eu acho que", "eu
concordo", "eu discordo".
7.
a) Sentido
generalizante, refere-se a todos os brasileiros.
b) Refere-se aos
brasileiros em geral.
8.
a) Variedade linguística padrão informal: “o cara”, “a gente”, “meu”, “tipo”, “posso
ser eu”.
b) Sim, pois como
eles têm certo grau de escolaridade e são jovens, é natural que empreguem uma
variedade de acordo com a norma padrão informal.
9.
Finalidade do gênero: Expor diferentes pontos de vista
sobre um tema para convencer os interlocutores com argumentos.
Perfil dos interlocutores: Cidadãos em geral,
estudantes, membros da comunidade.
Suporte / veículo: A fala, que pode ser veiculada por rádio,
TV ou internet.
Tema: Assuntos polêmicos, atuais e de interesse dos
debatedores.
Estrutura: Cada participante expõe sua opinião sobre o
assunto enquanto o moderador coordena e organiza o debate.
Linguagem: Predomina a variedade padrão com mais ou
menos formalidade dependendo do perfil dos interlocutores e da situação.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário pode ajudar a melhorar as nossas aulas.