Oi, minha gente bonita!!!!
A carta aberta será o gênero solicitado em nossa próxima
avaliação (AC1) Portanto, confira as respostas dos exercícios com atenção e
estude atentamente as características desse gênero tão importante em uma
sociedade democrática como a nossa. A tarefa de produção textual também é uma
forma de verificação a sua compreensão sobre o assunto.
Um abração e bons estudos!
Profa. Regina
CORREÇÃO DAS QUESTÕES SOBRE O GÊNERO CARTA
ABERTA PROPOSTAS NAS PÁGINAS 104 E 105
1.
a) Um grupo de
artistas brasileiros, integrantes ou simpatizantes do movimento “Amazônia para
sempre”.
b) As autoridades
federais, estaduais e municipais, representadas pelo presidente do Brasil e
todo povo brasileiro.
c) A carta aberta é
um texto para ser lido pelo maior número possível de pessoas. Por isso, utiliza
título como recurso para chamar a atenção do público e motivá-lo para a leitura
do texto.
d) Informa sobre a
devastação da Amazônia.
e) A carta aberta não
apresenta obrigatoriamente local e data, nem vocativo.
2. Conscientizar e
estimular a participação
3.
a) O menor
desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos três anos.
b) Sim. Foram
desmatados 17 milhões de quilômetros quadrados, quase a metade da Holanda;
logo, não há o que comemorar, e, sim, a lamentar.
c) A interrupção do
desmatamento.
4.
a) O país tem 165 mil
km2 de área desflorestada, abandonada ou semiabandonada, podendo
dobrar sua produção sem a necessidade de derrubar uma só árvore.
b) O 4º parágrafo do
artigo 225 da Constituição Federal.
c) Interesses
coletivos. / A Floresta Amazônica não é propriedade particular; ela é
“patrimônio nacional” e sua manutenção assegura a preservação do meio ambiente.
5. Sim, pois estão usufruindo
o direito de, como cidadãos, manifestarem sua opinião e estão exercendo seu
dever de alertar as autoridade e a população para o risco de, em pouco tempo,
ocorrer a destruição de um dos mais importantes patrimônios naturais do
planeta.
6. Norma culta/padrão.
7.
Finalidade do gênero: informar a população e autoridades acerca
de um problema e/ou conscientizá-las dele; estimular o interlocutor a
participar ou apoiar um movimento que busca solução para um problema coletivo.
Perfil dos interlocutores: Locutor - uma
pessoa, um grupo ou instituição; Destinatário – população em geral e
autoridades.
Suporte / veículo: jornais, revistas, rádio, TV, sites da
internet, folhetos.
Tema: Assuntos sociais ou políticos de interesse da
população.
Estrutura: Identifica o destinatário e o remetente;
apresenta um título, corpo do texto e assinatura; Cabeçalho (local e data) e
vocativo são opcionais.
Linguagem: Norma culta/padrão.
Gostaria de saber como vai ser a Ac1, pois você só deu uma aula no 8º E e não deu tempo pra explicar tudo!
ResponderExcluira aula pode ser só para poemas
ResponderExcluir(8° ano D ) -Marcella Gonçalves
Olá professora Regina eu gostei muito desse blog! E minha sugestão é durante as aulas assistir filmes e depois fazer resumos da história do filme, ter passeios, e aulas explicativas no data show. Meu nome é Julia Mylena de Lima Albuquerque 8 C
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