Tecnologia: ela nos afasta ou nos aproxima?

Segue um texto escrito por um jovem e talentoso escritor, Leo Barbosa, sobre o tema que discutimos em sala.
Um abração!
Regina

Leo Barbosa
(escritorleobarbosa@hotmail.com)

Desconectados entre nós

      Fala-se muito sobre o poder das tecnologias exercido sobre as crianças e adolescentes. Entretanto, se observarmos mais atentamente conferiremos que toda a parafernália digital também tem oprimido os olhos dos adultos. Em casa, no trabalho, durante as refeições, quanto tempo você, adulto, perde diante do aparelho celular?  Seja em ligações, sms, whatssap, e-mail, facebook, jogos, etc. Que exemplo você tem dado ao(s) seu(s) filho(s) neste mundo cada vez mais tomado pela pressa e pela distração? Não precisa responder agora.
    Pesquisadores do Boston Medical Center constataram que a interação entre pais e filhos está, de fato, prejudicada por causa de smartphones, tablets e assemelhados. De forma que ver um pai jogar bola com o filho, ou até mesmo uma simples conversa, virou sinônimo de raridade. Essas cenas virarão artigos de museu?
     Se antes os filhos viravam os rostos dos pais enquanto estes estavam assistindo TV, hoje e em qualquer lugar, esse gesto pouco se repete porque também estão os filhos entretidos. Solução para nos desobrigar a cuidar dos filhos é deixá-los a mercê da tecnologia. Tecnologia essa que nos transforma em zumbis. Feito mortos-vivos andamos de mãos atadas e olhos vendados, imobilizados para o afeto, o toque, os olhares demorados. sobre nossos gestos ou sobre o outro. 
     Este capítulo é prosaico: um “chefe de família” convida todos a um jantar de confraternização. Sentados à mesa, enquanto esperam a refeição, que será consumida às pressas, estão muito pré-ocupados em mostrar ao mundo o quanto são “felizes” – “selfies” no restaurante, fotos dos pratos, e o sorriso amarelo que será consertado pelo photoshop. Não sabem eles a felicidade genuína só encontra-se no mundo real, e que quanto mais conectados ao virtual e impalpável, mais desconectados ficarão do amor, da atenção, e tudo aquilo que é essencial à vida.     
    Não se nega a utilidade desses aparelhos que facilitam a vida, mas  vale lembrar que nestes há uma gama enorme de informações que o cérebro não consegue processar completamente. Por isso que os esquecimentos são tantos – de onde deixamos as chaves até um abraço que não foi dado.
   Basta um sinal, uma musiquinha para entrarmos num transe hipnótico. A palavra “foco” tornar-se-á um arcaísmo? Se é verdade que vivemos mais o passado e o futuro que o presente, digo que estamos vivendo mais o mundo virtual que o real. Mas no mundo virtual facilmente teremos “seguidores” e “amigos” enquanto na realidade isso exige contato direto, construção de laços. Precisamos alertar nossos filhos sobre o vírus da distração. Do contrário, estaremos todos inoculados pela indiferença.

                                                                                       Leo Barbosa é professor e poeta

    



Comentários