Texto teatral escrito: exercícios de revisão

Texto teatral escrito: 
Exercícios de revisão para a AC2 - 4º bimestre

1. Qual é a finalidade do texto dramático (teatral)?

2. Nos textos teatrais não há, obrigatoriamente, a presença de um narrador para apresentar as personagens. Como o interlocutor toma conhecimento dos fatos e das características das personagens?

3. Qual dos elementos a seguir constitui-se como essencial na construção de um texto teatral?
a) cenário
b) música
c) diálogos
d) figurino

4. Observe o fragmento de um texto teatral:

ANINHA: [Num ímpeto] Não, Sinval. Hoje eu vou buscar meu tio. Vou no meu carro. Tenho um assunto para conversar com ele na volta para casa.

SINVAL: [Embaraçado] Dona Ana… Às quintas-feiras ele não vem direto para casa… Eu é que devo ir. Ele voltará muito tarde.

a) Como se chamam os trechos escritos com letras diferentes (em itálico)?

b) Qual é a função desses trechos?

5. Como deve ser a linguagem empregada em um texto teatral?

6. No texto teatral, como é introduzida a fala dos personagens?

7. Quando o texto teatral está sendo encenado, quem é o destinatário?

8. Que outros elementos também colaboram na encenação de um texto teatral?

9. Como o texto teatral se divide quando a peça é longa?

10. Quais das afirmações a seguir estão CORRETAS em relação ao gênero dramático?

I) A presença do narrador é obrigatória, para que o público possa tomar conhecimento da história.
II) A peça teatral é uma composição literária destinada à apresentação após gravação em estúdio.
III) O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica.
IV) Os personagens não devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação, nem dialogar entre si.
V) O texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.



GABARITO

1. O texto teatral tem por finalidade servir à representação teatral, expressar sentimentos, provocar reflexões, emocionar ou entreter o leitor/público.
2. Por meio da ação dos personagens e dos diálogos entre elas.
3. C
4. a) Rubricas. b) Indicar como as personagens devem falar e se movimentar em cena.
5. A linguagem deve ser adequada às personagens e ao contexto.
6. O nome da personagem aparece com letras maiúsculas antes da fala.
7. O público ou platéia.
8. Cenário, música, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimentos, etc.
9. Em atos.
10. Estão corretas as afirmações III e V.


Comentários

  1. Ajudo d++ pois tava todas as perguntas iguais as do meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Gostei estou adaptando para meus alunos do Ensino Médio Integral.

    ResponderExcluir
  3. Olha a coincidência que me ocorreu hoje,estou no 9 ano,minha prof passou a primeira prova sobre Linguagem teatral e tal....

    ResponderExcluir
  4. vou tirar 10 na prova por isso! ótimo tudo em poucas linhas mas muito bem explicado!! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  5. Ótimos exercícios!!!
    Me ajudaram muito. Obrigada👍👍

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada eu estava precisando muito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário pode ajudar a melhorar as nossas aulas.