Revisão: discurso direto e indireto.

Olá, minha gente!
Estamos na reta final do semestre e espero que todos estejam bem preparados para a realização da avaliação global. Para complementar os estudos de vocês, segue uma atividade de revisão.
Desejo que todos façam uma excelente avaliação!
Profa. Regina

Releia as páginas 71 à 75 do livro e, em seguida, responda às questões a seguir.

EXERCÍCIOS DE REVISÃO: DISCURSO DIRETO E INDIRETO

1. Transforme o texto abaixo em um discurso indireto.
Esta casa é a única coisa que eu tenho, respondeu o pobre homem.

2. Passe para o discurso indireto:
a)  "Os alunos estão interessados na competição do Mangahigh”, disse a professora ao coordenador.
b)  "Como você conseguiu ficar assim?” – perguntou Claudinei.

3. "A fúria de Alexandre chegara ao auge, e ele disse que arrombaria a porta, que jamais o prenderiam ali." (A ARMADILHA, Murilo Rubião).
Assinalar a opção que indica a melhor alteração do discurso indireto do texto em direto:
a) - Arrombarei a porta, jamais me prenderão aqui.
b) - Arrombaria a porta, jamais me prenderiam aqui.
c) - Arrombarei a porta se me prenderem aqui.

4. Leia a tirinha de Hagar:

Reescreva o primeiro quadrinho da tirinha utilizando o discurso indireto. Para tal, imagine que há, na cena, um narrador que utiliza verbos dicendi (responder, dizer, perguntar...) e faça as  modificações estruturais  necessárias.

5.  

Assinale a alternativa que apresenta a correta transposição da fala de Hagar para o discurso indireto e a adequada conexão de sentido entre as duas frases.
a) Hagar disse que não queria brigar porque era do tipo quieto e sensível.
b) Hagar disse que, embora fosse do tipo quieto e sensível, não queria brigar.
c) Hagar disse que era do tipo quieto e sensível, mas não queria brigar.

6. Texto:
─ O senhor não tem medo de nada, presidente?
─ Nada.
─ Nem barata?
Pausa de segundos ─ Digo a verdade, ou minto para parecer mais humano? [...]
Não. Melhor ser curto e sincero.
─ Nem barata.
(Veríssimo, L.F. Ortopterofobia. In: COMÉDIA DA VIDA PÚBLICA. Porto Alegre: L&PM, 1995. p.237).

Assinale a alternativa que melhor reproduz a primeira fala do diálogo.
a) Alguém perguntou se o presidente não tinha medo de barata.
b) Alguém perguntou se o senhor não tinha medo de nada, presidente.
c) Perguntaram ao presidente se o senhor não tinha medo de barata.
d) Perguntaram a alguém se o senhor, presidente, não tinha medo de nada.
e) Alguém perguntou ao presidente se ele não tinha medo de nada.

7. Identifique o discurso utilizado em cada enunciado como direto ou indireto:
a) O vendedor informou:
- Eu garanto a marca deste produto. _________________________________
b) O vendedor informou que garantia a marca daquele produto. ____________________________
c) A patroa disse-lhe que não queria aquela funcionária em sua casa. _________________________
d) Não quero aquela funcionária aqui na minha empresa – disse a patroa. ______________________
e) Faça-me um favor: compre os ingressos – pediu-lhe o amigo. _____________________


 8. Identifique os verbos dicendi que aparecem na anedota a seguir. Para lembrar o que são verbos dicendi, releia o final da página 72.
O pai estava passeando com o filhinho. A certa altura, o garoto perguntou:
- Pai, o que é eletricidade?
- Bem, não sei ao certo - respondeu o pai. - Tudo o que sei é que é algo que faz as coisas funcionarem.
Mais adiante, o menino fez outra pergunta. - Pai, como é que a gasolina faz os motores funcionarem?
 - Não sei, filho. Não entendo nada de motores.
Depois de curto intervalo, o garoto questionou:
 - Pai, por que o asfalto brilha como se estivesse molhado nos dias de calor?
 - Não sei, não entendo de pavimentação, respondeu o pai calmamente.
Outras perguntas se seguiram, com quase os mesmos resultados. Por fim, o garoto disse:
 - Pai, acho que você se aborrece quando faço todas essas perguntas.
- Claro que não, filho. De que outra forma você aprenderia alguma coisa?

GABARITO

1. O pobre respondeu que aquela casa era a única coisa que ele tinha.
 2. a) A professora disse ao coordenador que os alunos estavam interessados na competição do Mangahigh.
 b) Claudinei perguntou como ele tinha conseguido (ou como ele conseguira)  ficar daquele jeito.
3. A
4. Eddie cumprimentou Helga e perguntou onde Hagar estava. Helga disse que Hagar estava no trono.
5. A
6. E
7.
a) discurso direto
b) discurso indireto
c) discurso indireto
d) discurso direto
e) discurso direto
8.
O pai estava passeando com o filhinho. A certa altura, o garoto perguntou:
- Pai, o que é eletricidade?
- Bem, não sei ao certo - respondeu o pai. - Tudo o que sei é que é algo que faz as coisas funcionarem.
Mais adiante, o menino fez outra pergunta. - Pai, como é que a gasolina faz os motores funcionarem?
 - Não sei, filho. Não entendo nada de motores.
Depois de curto intervalo, o garoto questionou:
 - Pai, por que o asfalto brilha como se estivesse molhado nos dias de calor?
 - Não sei, não entendo de pavimentação, respondeu o pai calmamente.
Outras perguntas se seguiram, com quase os mesmos resultados. Por fim, o garoto disse:
 - Pai, acho que você se aborrece quando faço todas essas perguntas.
- Claro que não, filho. De que outra forma você aprenderia alguma coisa?





Comentários

  1. prof adorei a revisão e vai me ajudar mt para a prova d amanha, mt obg bj... <3
    ass: Davi Gama 8* D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOM O RESUMO,TENHO CERTEZA QUE DEPOIS DESSA REVISÃO VOU IR MUITO BEM NA PROVA
      #MAISREVISÕESASSIM

      Excluir
    2. Esta casa é a única coisa que eu tenho, respondeu o pobre homem.

      Excluir
    3. Esta casa é a única coisa que eu tenho, respondeu o pobre homem.

      Excluir
    4. que interessante vai me ajuda muito na prova de amanha muito obrigada

      Excluir
  2. obrigada pelos exercicios irei fazer um concurso e me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. obrigada irei fazer uma prova amanhã e isso me ajudou bastante bj

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado amanha é minha prava vou tirar 10 eu acho vc é 10 muuuiiiitooo!!!!! obrigado

    ResponderExcluir
  5. muito bom o seu trabalho

    ResponderExcluir
  6. bgd prof esta exercicio e o mesmo q minha prof passuo pra mim hj muito obgd

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, está muito bom cara

    ResponderExcluir
  8. Aí, fessora. Adoreeeei

    ResponderExcluir
  9. muito bom prof tenho prova terça e isso me ajudo.

    ResponderExcluir
  10. Muito obg, tenho prova de comunicação essa semana e me ajudou demais.

    ResponderExcluir
  11. Excelentes as atividades feitas,perfeitas para meu estudo obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, tenho prova amanhã e isso me ajudou de mais.

    ResponderExcluir
  13. muito obrigada amanha tenho uma prova sobre esse assunto me ajudou muito

    ResponderExcluir
  14. Seria bem legal se postasse o gabarito....

    ResponderExcluir
  15. Ajudou bastante, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  16. muito bacana , tem vocação !

    ResponderExcluir
  17. Obg mim ajudou muito pra prova

    ResponderExcluir
  18. atividade muito boa!!! Fiquei em dúvida na passagem dos discursos na 6 questão, pois não encontrei o assunto, vc tem professora?

    ResponderExcluir
  19. Obrigado ajudou mt:)!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada você me ajudou muito mesmo

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada... Me ajudou muitoooo!!!

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito!!! Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário pode ajudar a melhorar as nossas aulas.