Proposta de redação: Acesso à informação - um direito de todos


PROPOSTA DE REDAÇÃO


Desde maio de 2012 está em vigor a Lei 12.527/2011, a 
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO, carinhosamente chamada de LAI
Esta tem como propósito garantir o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas no país.Quanto mais informada for a sociedade, melhor é a sua capacidade de realizar o controle social, de votar e de direcionar as ações governamentais para o seu benefício. Por isso, a LAI pretende estimular todo cidadão a exercer esse controle social com a ajuda desse novo e fantástico instrumento de cidadania.
Escreva uma redação com o tema:
Acesso à Informação: um direito de todos
Em seu texto procure apresentar seus conhecimentos sobre a LAI, explicando, por exemplo, para que serve a LAI, qual a importância dessa lei para a sociedade, como as pessoas podem fazer perguntas e obter respostas, quais são os direitos do cidadão a respeito disso, que tipo de perguntas podem ser feitas, o que o acesso à informação tem a ver com a democracia, que vantagens a LAI traz ao cidadão e outras informações ou exemplos de situações que envolvem a LAI.
Escolha o gênero textual de sua preferência (poema, conto, dissertação, receita, bula, fábula, cordel, carta, etc.). A correção do texto levará em conta: a criatividade, o conteúdo, a originalidade, a pertinência ao tema, a clareza no desenvolvimento das ideias e a correção ortográfica e gramatical do texto. O texto deve ter de 20 a 30 linhas.
Para ter mais informações sobre o assunto, faça uma pesquisa no site da CGU:

http://www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos/6o-concurso-de-desenho-e-redacao-da-cgu
Você também pode fazer pesquisas em outros sites da internet, assistir a vídeos e fazer leitura de charges ou tirinhas sobre o tema.
Desejo que faça uma ótima avaliação!

Comentários