Abaixo-assinado

O abaixo-assinado, assim como a carta aberta e as cartas de reclamação e solicitação, é um gênero relacionado à cidadania. É um documento pelo qual uma diversidade de pessoas realiza uma solicitação, manifesta seu descontentamento com determinado ato ou externa seu apoio a algo ou alguém. Para isso utiliza argumentos consistentes e um número expressivo de assinaturas. O documento é enviado a uma ou mais autoridades para convencê-las a tomar determinada atitude.
Segue um modelo de abaixo-assinado que vocês poderão utilizar para criar o de vocês. Gente, é só um modelo, é brincadeirinha! Não vão achar que é para levar a sério! O abaixo-assinado criado por vocês também pode ser criativo ou divertido, mas deve conter todas as características do gênero.
 Abração!
Profa. Regina
                                                                                             
ABAIXO-ASSINADO

Ao Sr. Alfredo, diretor do Colégio Geo

Nós, alunos abaixo-assinados, solicitamos de Vossa Senhoria o aumento do tempo de intervalo, pois atualmente, o tempo de 20 minutos é insuficiente para a realização de todas as necessidades dos alunos.
Solicitamos que o intervalo tenha, pelo menos, 30 minutos, pois a cantina está sempre lotada, com filas imensas. Além disso, após comer o lanche, é necessário fazer a higiene dos dentes, como recomendam todos os dentistas. Também é preciso ir ao banheiro fazer as necessidades fisiológicas, evitando assim, a saída durante as aulas, o que ocasiona perda de conteúdos ministrados pelo professor. Há ainda o fato de que é no intervalo que podemos conversar com os amigos, resolver assuntos na secretaria ou ir à biblioteca, evitando que se faça qualquer uma dessas coisas no horário de aula.
Na certeza de termos nosso pedido atendido, encaminhamos ao senhor este documento assinado por nós, alunos do Colégio Geo Tambaú..
João Pessoa, 26 de setembro de 2014.
Nome
Série
Assinatura
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10


Comentários