Debate regrado público


Correção das questões das páginas 96 à 100:

1.
a) Professor William Cereja.
b) Para garantir a participação de todos igualmente.
c) Organizar o debate estabelecendo tempo e regras, interferir na discussão, estimular os debatedores e organizar as ideias já debatidas.

2.
a) Para ele, a principal causa da violência são as diferenças sociais e argumenta que as pessoas pobres praticam a violência para adquirir o que os ricos têm.
b)  Ela concorda em parte. Ela disse: “Eu não concordo muito”.
c) Porque parte do argumento dela sustenta que todos sempre querem ter mais do que têm.
d) Ela concorda com Rafael.

3.
a)  Com Rafael e Sofia.
b) “Eu discordo completamente do que o Rafael falou” e “Eu discordo de novo do que você falou, Sofia”.
c) O de que a violência não é praticada apenas pelos pobres.

4.
a) “Eu acho que você mesmo falou...”
b) Para utilizar o argumento de que pessoas drogadas precisam satisfazer o vício e, sendo ricas elas não precisam recorrer à violência para conseguir drogas.

5.
a) De Amanda.
b) Uma argumentação que procura conciliar as ideias de dois debatedores: Rafael e Roberson.
c) Sim, embora os argumentos pareçam contraditórios.

6. "Eu acho que", "eu concordo", "eu discordo".

7.
a) Sentido generalizante, refere-se a todos os brasileiros.
b) Refere-se aos brasileiros em geral.

8.
a)  Variedade linguística padrão informal:  “o cara”, “a gente”, “meu”, “tipo”, “posso ser eu”.
b) Sim, pois como eles têm certo grau de escolaridade e são jovens, é natural que empreguem uma variedade de acordo com a norma padrão informal.

9.
Finalidade do gênero: Expor diferentes pontos de vista sobre um tema para convencer os interlocutores com argumentos.

Perfil dos interlocutores: Cidadãos em geral, estudantes, membros da comunidade.

Suporte / veículo: A fala, que pode ser veiculada por rádio, TV ou internet.

Tema: Assuntos polêmicos, atuais e de interesse dos debatedores.

Estrutura: Cada participante expõe sua opinião sobre o assunto enquanto o moderador coordena e organiza o debate. 

Linguagem: Predomina a variedade padrão com mais ou menos formalidade dependendo do perfil dos interlocutores e da situação.

Comentários

  1. professora eu nao entendi a tarefa que a senhora mandou pra casa `` dissertaçao argumentativa com o tema desenvolvido no debate. lembre-se de escolher um ponto de vista e defende-lo por meio de argumentos´´ Teria como a vossa senhoria me explicar direitinho ? e o meu tema foi sobre o uso do uniforme escolar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karen!
    Você vai escrever um texto do mesmo tipo que é solicitado no Enem.
    Durante o debate, ouvimos várias opiniões sobre o uso do uniforme. A maioria, contra.
    Se você também for contra o uso obrigatório do uniforme, escreva seu texto colocando assim:
    1º) apresente o assunto e seu ponto de vista (Mas nada de "eu sou contra porque...). Faça algo mais ou menos assim "O uso obrigatório do uniforme escolar é tolice porque ...."
    2º) Nos parágrafos seguintes apresente outros argumentos que possam convencer o leitor de que seu ponto de vista está certo.
    3º) No último parágrafo, coloque uma proposta de solução para substituir o uso do uniforme por outras formas de identificação.
    Espero que tenha entendido.
    Beijos e queijos!
    Profa. Regina

    ResponderExcluir
  3. eu queria uma ajudar profe sonre o debate regrado publico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário pode ajudar a melhorar as nossas aulas.