Carta aberta



CORREÇÃO DAS QUESTÕES SOBRE O GÊNERO CARTA ABERTA PROPOSTAS NAS PÁGINAS 104 E 105

1.
a) Um grupo de artistas brasileiros, integrantes ou simpatizantes do movimento “Amazônia para sempre”.

b) As autoridades federais, estaduais e municipais, representadas pelo presidente do Brasil e todo povo brasileiro.

c) A carta aberta é um texto para ser lido pelo maior número possível de pessoas. Por isso, utiliza título como recurso para chamar a atenção do público e motivá-lo para a leitura do texto.

d) Informar sobre a devastação da Amazônia.

e) A carta aberta não apresenta obrigatoriamente local e data, nem vocativo.

2. 
(x) Conscientizar
(x) Estimular a participação.

3.
a) O menor desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos três anos.

b) Sim. Foram desmatados 17 milhões de quilômetros quadrados, quase a metade da Holanda; logo, não há o que comemorar, e, sim, a lamentar.

c) A interrupção do desmatamento.

4.
a) O país tem 165 mil km2 de área desflorestada, abandonada ou semiabandonada, podendo dobrar sua produção sem a necessidade de derrubar uma só árvore.

b) O 4º parágrafo do artigo 225 da Constituição Federal.

c) Interesses coletivos. / A Floresta Amazônica não é propriedade particular; ela é “patrimônio nacional” e sua manutenção assegura a preservação do meio ambiente.

5. Sim, pois estão usufruindo o direito de, como cidadãos, manifestarem sua opinião e estão exercendo seu dever de alertar as autoridade e a população para o risco de, em pouco tempo, ocorrer a destruição de um dos mais importantes patrimônios naturais do planeta.

6. Norma culta/padrão.

7.
Finalidade do gênero: informar a população e autoridades acerca de um problema e/ou conscientizá-las dele; estimular o interlocutor a participar ou apoiar um movimento que busca solução para um problema coletivo.

Perfil dos interlocutores: Locutor - uma pessoa, um grupo ou instituição; Destinatário – população em geral e autoridades.

Suporte / veículo: jornais, revistas, rádio, TV, sites da internet, folhetos.

Tema: Assuntos sociais ou políticos de interesse da população.

Estrutura: Identifica o destinatário e o remetente; apresenta um título, corpo do texto e assinatura; Cabeçalho (local e data) e vocativo são opcionais.


Linguagem: Norma culta/padrão.

Comentários