Carta de solicitação e reclamação

Olá, gente boa!

     
    Nesta semana, conhecemos mais dois tipos de cartas argumentativas: a carta de solicitação e a de reclamação.
   Sobre esses gêneros podemos destacar: eles têm exatamente a mesma estrutura de uma carta pessoal, mas utilizam sempre uma linguem mais formal. 
  Quem escreve um carta de reclamação é alguém ou um grupo que se sentiu lesado, ou seja, prejudicado em alguma coisa. Nesse caso, além da reclamação, a carta também pode conter uma solicitação. Por exemplo: numa carta em que alguém reclama sobre uma cobrança indevida na conta de telefone, ela também solicita que a cobrança seja retirada da conta. Já quem escreve uma carta de solicitação sabe que o destinatário pode ou não atender à solicitação, já que se trata de uma situação em que não há o direito absoluto sobre o que está sendo pedido. Por exemplo: alunos resolvem escrever ao dono de uma loja de brinquedos solicitando uma doação para a gincana da escola que arrecadará os brinquedos para serem doados a criança pobres.
      A seguir, segue a correção das questões propostas nas páginas 108 a 111 para que todos possam conferir suas respostas. 

Carta de solicitação - páginas 108 e 109

1. Local e data, vocativo (que identifica o destinatário), corpo do texto, despedida e assinatura.
2. a) Solicita providências para diminuir o trânsito na Rua Jair dos Santos Meneghetti.
b) Poluição, barulho, perigo para as crianças, insegurança e má qualidade de vida.
c) Lembram a promessa feita pelo atual prefeito em sua campanha política de preservar a qualidade de vida.
3. Baixo custo, facilidade e rapidez para implantar medidas, tranquilidade para os moradores, integração do Departamento de trânsito com a população.
4. a) Variedade da norma padrão.
b) Maior formalidade.
c) Presente do indicativo.
d) Na 1ª pessoa do plural.

Carta de reclamação páginas 109 a 111


          1.Local e data, vocativo (que identifica o destinatário), corpo do texto, a despedida e assinatura.

           2. O autor da carta reclama de uma multa de trânsito.

         3. a) O receptor da mensagem acaba tendo mais simpatia e condescendência, pois observa que há honestidade no autor.
      b) Trafegava atrás de um ônibus alto que o impedia a visão; o motorista do veículo de trás acelerou e poderia bater em seu automóvel, caso ele parasse; e durante mais de vinte anos, nunca foi multado. 
4. Caso o policial não tenha multado o ônibus, nem nem o carro que vinha atrás, então o guarda de trânsito também errou; logo,  ele merece perdão.
5. Variedade da norma padrão.
6. Resposta pessoal
7. Sim, pois os problemas apresentados envolvem outras pessoas. Reclamar, apontar soluções, solicitar a resolução de problemas que envolvem a população ou parte dela é direito e dever de todo cidadão.
8. 
finalidade: apresentar uma reclamação ou solicitação, utilizando argumentos persuasivos.
Perfil dos interlocutores: LOCUTOR: cidadãos em geral; DESTINATÁRIO: órgãos públicos, empresas, autoridades.
Suporte / veículo: papel, sites da internet.
Tema: problemas que dizem respeito a uma pessoa, um grupo ou à população em geral.
Estrutura: local e data, vocativo, corpo do texto (que apresenta um ou mais argumentos), despedida e assinatura.
Linguagem: variedade de acordo com a norma padrão; verbos em 1a. pessoa,  no presente do indicativo.

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